29 – Luz do Mundo – Pt. 1

29 - Luz do Mundo - Pt. 1

Tema: Assim brilhe a vossa Luz.
Palestra 04.11.2018 – Culto Manhã IBVA

Devocional:
Texto: Mateus 5: 14b – 16

“…Não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.”

Quer apreciamos o fato, quer não, a verdade é que nossas vidas sempre deveriam ter a primeira palavra; porém, se nossos lábios falarem mais alto do que as nossas vidas, isso terá pouquíssimo valor.

Por muitas vezes, a tragédia é que as pessoas proclamam o evangelho apenas por meio de suas palavras, mas toda a sua vida e conduta são uma negação do que dizem. Por isso é que o mundo não lhes presta mais atenção.

Assim como o “Sal da terra” foi mencionado antes da “Luz do mundo”, devemos “ser algo”, antes de começarmos a “agir como algo”.

Como é que o crente pode demonstrar que, efetivamente, é “a luz do mundo”? O que a luz realmente faz?

Não há quem duvide que a primeira coisa que a luz faz é dissipar as trevas, bem como tudo quanto às trevas pertence.

Se descobrirmos em nós mesmos a tendência de esconder a nossa luz debaixo de um alqueire, então teremos de começar a examinar-nos, a fim de certificar-nos se realmente somos luz.

Da próxima vez em que eu perceber em mim mesmo qualquer coisa para encobrir o fato de que eu sou crente, talvez a fim de ser melhor aceito por alguém, ou a fim de evitar ser perseguido, deverei pensar no indivíduo que acabara de acender uma candeia, somente para escondê-la debaixo de um alqueire. No momento em que eu começar a pensar acerca disso, percebendo todo o ridículo da questão, reconhecerei a coisa sutil, que me oferecera aquele alqueire, como a mão do diabo.

Cumpre-me rejeitar a sugestão, e convém que eu brilhe mais intensamente ainda.

E finalmente, deparamo-nos com o sumário final de tudo: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.”

Compartilhar

Artigos Recentes