ESTUDO 11 – Tradições e Legalismo

ESTUDO 11 – Tradições e Legalismo
por

TEMA: A VIDA DE UM DISCÍPULO DE CRISTO

ESTUDO 11 – TRADIÇÕES E LEGALISMO

TEXTO BASE – MT 9:16,17

 “Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, pois o remendo forçará a roupa, tornando pior o rasgo. Nem se põe vinho novo em vasilhas de couro velhas; se o fizer, as vasilhas se rebentarão, o vinho se derramará e as vasilhas se estragarão. Pelo contrário, põe-se vinho novo em vasilhas de couro novas; e ambos se conservam.”

POR QUE NOS APEGAMOS TANTO AS TRADIÇÕES E LEGALISMO?

  • Por que achamos tão difícil viver a liberdade para qual fomos chamados? porque não acreditamos que não precisamos mais seguir nenhum conjunto de regra para servirmos a Cristo. É muito difícil não ter nada para cobrar de meu irmão, pois, como vou poder justificar a minha “santidade”? Viver em Cristo não é seguir conjuntinho de regras, não é praticar alguns princípios legais, viver em Cristo é ter cada dia mais a presença de Deus em nós.

Gl 5:1 “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.

Mc 8:15 “Advertiu-os Jesus: Estejam atentos e tenham cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes.”      

  • O tradicionalismo nos coloca em uma posição confortável, não precisamos quebrar paradigmas, não precisamos descontruir nossas antigas estruturas em detrimento do novo e não precisamos enfatizar à pratica da Palavra. Jesus falou sobre tais pessoas:

Mt 23:27 “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície.”

POR QUE DEVEMOS NOS DESPIR DAS TRADIÇÕES E LEGALISMO?

  • O tradicionalismo nos deixa estagnados! Chegamos até criar grupos de pessoas que nos sentimos melhor em evangelizar e até nos afastamos de outros! A exemplo de Pedro em Atos 10:28,29, ficamos presos em nossas tradições, por isso precisamos nos despir de qualquer prática que nos impeça de viver o novo de Cristo! O novo de Cristo se manifesta em Sua ordenança: ide e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que Jesus ensinou.

Mt 28:19,20 “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.”

  • O poder da tradicionalismo impossibilita Deus de realizar muitas coisas que Ele deseja por causa das amarras que nos aprisionam, por isso, ficamos escandalizados todas as vezes que Ele quer modificar-nos e fazer algo novo. Nossa mente é como uma mesinha de apoio, não comporta muito peso, por isso quando vem um sobrecarga, não suportamos. Oremos para que Deus fortaleça nossas “mesinhas”, para que possamos suportar mais peso e seja quebrado todo o poder do tradicionalismo criado em nossas vidas.

Mt 13:54-58 “Chegando à sua cidade, começou a ensinar o povo na sinagoga. Todos ficaram admirados e perguntavam: “De onde lhe vêm esta sabedoria e estes poderes miraculosos? Não é este o filho do carpinteiro? O nome de sua mãe não é Maria, e não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? Não estão conosco todas as suas irmãs? De onde, pois, ele obteve todas essas coisas? ” E ficavam escandalizados por causa dele. Mas Jesus lhes disse: “Só em sua própria terra e em sua própria casa é que um profeta não tem honra”. E não realizou muitos milagres ali, por causa da incredulidade deles.” 

DAS TRADIÇÕES E LEGALISMO, PARA UMA VIDA ABUNDANTE

  • Deus quer realizar coisas maiores em nossas vidas nesses dias, mas Ele tem retido por não estarmos preparados e sentirmos medo de não suportarmos mais peso. O que precisamos fazer para conhecer, viver e realizar toda vontade de Deus?

Rm 12:1,2 “Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

– Apresentarmos a Deus um sacrifício vivo e santo. Pessoas vivificadas por Jesus, querem mais de Deus e vivem na posição de conhecê-lo mais, de ser mais íntimo Dele. São pessoas que se apresentam a Ele com a única finalidade de agradá-lo. Que vivem um estilo de vida para a sua glória, é tudo para ele, a glória é Dele, nada mais importa.

– Renovarmos a nossa mente dia a dia pela transformação que o Espírito Santo opera em nós, a ponto de discernirmos as mudanças necessárias (mesmo que sejam radicais). Estar no centro da vontade de Deus, significa estar continuamente preparados para mudança e para mudar é necessário querer sair dos trilhos. Os trilhos são nossas tradições que estão pregadas no solo com estacas bem profundas, difíceis de serem arrancadas.

“A salvação é individual, e todo o processo de crescimento espiritual também é. Não basta estar em uma igreja ou em um culto para, automaticamente, você se tornar mais espiritual e mudar de vida. Cada um terá experiências pessoais e, até certo modo, solitárias com Deus. Para que isso aconteça é necessário querer mudar. Você quer mudar?” 

You Version

PARA REFLETIR:

  • Você tem algum bloqueio por conta de tradição em sua vida?
  • Você tem visão do propósito de Deus para a sua vida?
  • Você tem buscado fortalecimento em Deus para coisas maiores que Ele tem para realizar?
  • Até que nada mais importe. Essa frase mexe com você?

  O Discípulo, Juan Carlos Ortiz

compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *