ESTUDO 9 – Entendendo a igreja como corpo de Cristo

ESTUDO 9 – Entendendo a igreja como corpo de Cristo
por

TEMA: A VIDA DE UM DISCÍPULO DE CRISTO

ESTUDO 9 – ENTENDENDO A IGREJA COMO CORPO DE CRISTO
TEXTO BASE – I PE 2:5

INTRODUÇÃO:

Fomos chamados para ser e viver como corpo de Cristo (igreja), com a finalidade de nos apresentarmos a Deus dia após dia como sacerdotes reais, estando disponíveis como pedras a serem edificadas como casa espiritual para sermos sacerdócios santos, ou seja, estarmos em Sua presença cotidianamente para apresentarmos sacrifício vivo, santo e agradável a Deus.

A IGREJA DE CRISTO

● A igreja é um organismo vivo, caminhando por toda a extensão dessa terra, infiltrada nas mais diversas áreas de atuação, buscando conhecer a vontade de Deus para ser parte de um projeto eterno, pelo qual Ele cumprirá o seu propósito de redenção do homem, domínio do Reino de Deus e restauração de todas as coisas (Ef 1:22,23; Ef 1:7-10).

COMO FAZER PARTE DA IGREJA (CORPO) DE CRISTO?

● Através da graça de Cristo, somos tocados e aceitamos Jesus como nosso único e suficiente Salvador e Senhor das nossas vidas. Dentre as bênçãos decorrentes desse ocorrido, a principal é a morada do Espírito Santo em nós. Somos adotados por Deus e passamos a fazer parte de Sua família e pertencemos agora a igreja (corpo) de Cristo (Cl 1:24).

O QUE SIGNIFICA SER IGREJA, SER CORPO DE CRISTO?

● A Palavra nos ensina que cada um de nós é uma pedra na construção do templo do Espírito Santo (I Pe 2:5), que é Deus. Numa construção onde são usadas pedras, podemos notar que nenhuma é igual a outra, todavia, elas se encaixam perfeitamente, estão ligadas com as outras pedras ao seu redor, elas se relacionam e se inter-relacionam.

● A construção tem um sentido, tem um plano, o qual é estabelecido pela pedra angular, ou pedra de esquina. E esta é Cristo! Não podem ficar pedras soltas, todas são importantes, têm uma função e dependem uma da outra. Somos essas pedras, parte do corpo (igreja) de Cristo, temos cada um uma função (dons: Ef 4; Rm 12; I Co 12), para edificação do corpo de Cristo.

O QUE É SER MEMBRO DE UMA IGREJA?

● É participar de um grupo de fiéis unidos pela mesma fé e que celebram as mesmas doutrinas religiosas. A igreja local é um grupo de cristãos que se reúnem regularmente em nome de Cristo para confirmar e supervisionar legitimamente a participação uns dos outros em Jesus Cristo e em Seu Reino, mediante a pregação do evangelho e a prática de suas ordenanças (Jonathan Leeman)

Necessariamente ser membro de uma igreja local, não significa fazer parte do corpo de Cristo, podemos ser apenas um membro (participantes da fé), ou podemos ser chamados de discípulos de Cristo (vivemos pela fé).

SOMOS PARTICIPANTES OU DISCÍPULOS NO CORPO DE CRISTO?

● O discípulo sabe o seu lugar no corpo de Cristo:

– Considera o outro membro superior a si mesmo (Fl 2:3)
– Fica atento a sua função sem interesse ou desmerecimento à função do outro (Cl 3:17)
– Submete-se ao comando do cabeça e seus membros superiores assim constituídos (Hb 13:17)

● O discípulo vive atento as lições do Mestre Jesus:

– Imita a Cristo e leva outros a imitá-lo (I Co 11:1; Fl 4:9)
– Entende o princípio da doação (At 20:35; Pv 11:24,25)
– Obedece ao princípio da multiplicação (Jo 15:16)

● O discípulo se preocupa com a edificação do corpo de Cristo:

– Entendem que o corpo só pode ser edificado pela Palavra (At 5:42)
– Entendem os que estão tomando leite e os que já podem digerir alimento sólido (I Co 3:1-9; Hb 5:13,14)
– Entendem que todos precisam ser um (Rm 12:4,5; Ef 4:11-15; Jo 17:21-23)

Como igreja, corpo de Cristo, precisamos aprender a viver do mesmo modo que o nosso Mestre Jesus

 

 

O Discípulo, Juan Carlos Ortiz

compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *