Skip to content

ESTUDO 3 – Dia a dia do Reino

TEMA: A VIDA DE UM DISCÍPULO DE CRISTO
ESTUDO 3 – DIA A DIA NO REINO
TEXTO BASE – Mt 16:24,25 – Jo 13:34,35
INTRODUÇÃO:

Temos que fugir das trevas e do império do egoísmo, onde cada um vive para si mesmo e faz a própria vontade. Temos que entrar no Reino de Deus, onde todos vivem para Deus e fazem a Sua vontade. O Reino de Deus tem que se expandir e ampliar muito até que o reino do mundo se torne de nosso Senhor e do seu Cristo.

Ap 11:15 “O sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve altas vozes no céu que diziam: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.”

NO REINO DE DEUS FAZEMOS A VONTADE DEUS
  • Para estarmos no Reino, temos que morrer para nós mesmos. Mas muitas pessoas que experimentam da salvação, não entenderam ainda que são escravas (temos tratado muito desse assunto, pois é necessário não só entendimento, mas absorção dessa nossa posição). Elas querem continuar a fazer sua própria vontade e esta possibilidade não existe no dia a dia daquele que ser discípulo de Jesus Cristo.

Mt 6:10 “Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.”

  • Jesus disse que o Reino de Deus era como um mercador que estava procurando finas pérolas. E quando ele encontrou a pérola de grande valor, ele vendeu tudo o que possuía a fim de adquiri-la. Pois bem, Jesus é pérola e quando o encontramos, temos que entregar tudo, a começar pela nossa vontade. Nosso viver agora é para Ele, pois, Nele encontramos paz, alegria, esperança, conforto, segurança e vida eterna.

Mt 13:45,46 “O Reino dos céus também é como um negociante que procura pérolas preciosas. Encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha e a comprou.”

NO REINO, OU SOMOS ABSORVIDOS POR ELE, OU SEREMOS DEVOLVIDOS POR ELE
  • A mensagem do evangelho tem que ser pregada em toda sua dimensão, com toda sua essência! Pregamos às pessoas, que tudo o que pertence a Jesus, passa a ser delas agora mediante seu ingresso no Reino, mas, é preciso que fique bem claro, que tudo o que pertence a nós, agora também pertence a Jesus! Se isso não acontecer, não existe senhorio, não existe vida no Reino.

Ap 3:15,16 “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.”

  • Em nosso sistema digestivo existe um processo pelo qual os alimentos passam, nesse processo os alimentos são digeridos e absorvidos pelo nosso organismo passando a integrar o nosso corpo. Se isso não acontece, esses alimentos são rejeitados e colocados para fora (vomitados). Assim somos nós, ou somos absorvidos pelo Reino, ou seremos rejeitados. A ideia é de sermos transformados e passarmos a integrar Jesus. Ele em nós e nós Nele.
A EXCELENTE VIRTUDE PARA NOSSA CAMINHADA DIA A DIA NO REINO
  • Quando meditamos sobre as virtudes do fruto do Espírito, listamos o amor como uma das mais importantes da vida cristã. Pois bem, o amor não é só uma virtude das mais importantes da vida cristã, o amor é a vida cristã!

Jo 13:34,35 “Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que são meus discípulos, se amarem uns aos outros.”

  • O amor é o oxigênio do Reino, sem ele não há vida no Reino. A finalidade intrínseca da eternidade é que vivamos em amor; Deus é amor (I Jo 4:8). O amor é único elemento eterno, os outros, línguas, profecia, sabedoria, leitura bíblica, oração, estes cessarão um dia, o único que atravessará a morte e passará a eternidade é o amor (I Co 13:8)
  • O amor é a luz do Reino, a Bíblia nos diz que Deus é luz (I Jo 1:5), e diz também que Deus é amor (I Jo 4:8), ambos estão interligados, logo entendemos que luz é amor. Nosso dia a dia tem que ser vivido em luz, em amor.

I Jo 1:7 “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.”

I Jo 2:10,11 “Quem ama seu irmão permanece na luz, e nele não há causa de tropeço. Mas quem odeia seu irmão está nas trevas e anda nas trevas; não sabe para onde vai, porque as trevas o cegaram.”

VIVER O REINO DIA A DIA REMOVE OBSTÁCULOS
  • Em nosso dia a dia no Reino, precisamos cuidar para não sermos tropeço para nosso irmão (I Jo 1:7), não podemos servir de tropeço e nem tropeçarmos uns nos outros! Se estivermos na luz do amor e nosso irmão não, vamos ser benção para outros e poderemos ajudar nosso irmão remover os tropeços de sua vida.

Gl 6:1 “Irmãos, se algum homem for surpreendido em uma falta, vós, que sois espirituais, restaurai o irmão no espírito de mansidão, considereis a vós mesmos para que também não sejais tentados.”

  • Amar é muito mais profundo do que muitos cristãos imaginam, o amor é a prova da salvação! Se tivéssemos dado ao amor a mesma importância que damos ao vício do fumo, à bebida, aos usos e costumes e outras regras para dizermos que somos cristãos, muitas coisas seriam diferentes em nossa pregação e em nosso modo de viver.

I Jo 4:7,8 “Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.”

A PROPOSTA É VIVER DIA A DIA NO REINO FRUTIFICANDO
  • Enfeitamos uma árvore (nós) no jardim e colocamos nela alguns presentes (dons) todos os anos, mas, por algum motivo, alguns anos coloca-se mais presentes, outros menos, porém, o que tem feito toda a diferença durante todos esses anos, não são os presentes colocados, antes, os frutos nela apresentados continuamente. Ela pode até não ter muitos presentes, mas o que ela não pode é deixar de dar frutos! Muito bem, somos conhecidos pelos frutos. Não podemos julgar uma árvore pelos seus dons, só podemos julgá-la pelos frutos.

Jo 15:16 “Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.”

Mt 7:20 “Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!”

  • A ênfase é o amor, pois, através do viver em amor, as portas serão abertas para a frutificação e a permanência desse fruto. O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei (Gl 5:22,23) e não há adversidade que não seja solucionada, ou administrada com graça mediante essa pregação.
O FRUTO É A NOSSA PREGAÇÃO
  • A eficiência de nossa pregação não se dá por conta de nossa teologia, de nosso carisma (dons), da nossa doutrina, muito menos pelo nosso muito falar, antes, ela se dá por conta de como proclamamos o evangelho com a nossa própria vida, com o nosso dia a dia, com o testemunho de servos (escravos) que estão à serviço do Mestre, o nosso Rei Jesus. A simplicidade e a naturalidade com que uma árvore dá o seu fruto, vem de onde ela está plantada.

Sl 1:1-3 “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.”

PARA REFLETIR:

  • Dá para fazer um paralelo entre aquele mercador que vendeu tudo para adquirir aquela pérola e você?
  • Tudo o que pertence a Jesus, pertence a nós também. Tudo o que te pertence, pertence a Jesus também?
  • Numa escala de 0 a 10, como você classifica sua vida cristã (seu amor)?
  • A manifestação do amor é a prova da nossa salvação. Você tem podido ajudar o seu próximo com isso?
  • Você tem dado mais ênfase aos presentes colocados na árvore, ou aos frutos que ela dá?
  • “Testemunhe, se necessário pregue”. O que ecoa ao seu coração quando ouve ou lê essa frase?

O Discípulo, Juan Carlos Ortiz

Categorias