TEMA: A VIDA DE UM DISCÍPULO DE CRISTO
ESTUDO 5 – AMOR UNIFICADOR
TEXTO BASE – Jo 17:26
INTRODUÇÃO:
João, no capítulo 17 do evangelho que escreveu, apresenta-nos a oração sacerdotal de Cristo. Nessa oração Jesus afirma que o amor, que reciprocamente tem com o Pai, esteja em nós, de forma que estejamos unidos à trindade.
Jo 17:21-26 “Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.”
UM AMOR UNIFICADOR
● Esse Amor que é vivido entre o pai, o Filho e o Espírito Santo é um amor unificador, vai além dos mandamentos. É o amor ágape, amor sacrificial, onde exercita-se mais à vontade e doação do que o sentimento. Esse é o amor vivido entre a trindade por toda a eternidade.
● O Pai ama o Filho, o Filho ama o Pai, ambos amam o Espírito Santo e todos se amam mutuamente. É um amor eterno, um amor para pessoas maduras. O Pai se compraz no Filho, o Filho ama o Pai e ambos nos enviam o Espírito Santo. É um amor de doação. Esse amor faz com que os três sejam um só. Unidade essa, da qual somos convidados à fazer parte! Aleluias!
3 + AMOR ETERNO = 1
4 + AMOR ETERNO = 1
Jesus orou ao Pai pedindo que esse grau de amor estivesse em nós.
Jo 17:26 “Eu os fiz conhecer o teu nome, e continuarei a fazê-lo, a fim de que o amor que tens por mim esteja neles, e eu neles esteja.”
DEUS ESTÁ REAGRUPANDO E UNIFICANDO O SEU POVO
● Se eu estou no coração do meu irmão e ele no meu, então, estamos um no outro e somos um pelo amor. Deus está nos reagrupando. Ele não nos agrupa de acordo com nossas categorias; Ele tem duas classes de grupos: os que amam uns aos outros e os que não amam. Precisamos ter decidido a qual grupo iremos pertencer! Você é quem escolhe: ovelha ou bode?
Mt 25:33,34 “E colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda. “Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo.”
● Eu, você e nossos irmãos somos de fato um só corpo? Se demonstramos amor, verdadeiramente somos corpo, somos ovelhas e somos “benditos do Pai”. O simples ajuntamento de pessoas não traz unidade, o que o Senhor espera de nós é que sejamos um com os outros e com a trindade e o que faz com que isso aconteça, é o amor na prática para com o irmão.
● Uma simples metáfora pode nos trazer um melhor entendimento: Somos como batatas, mas em que estado nos encontramos? Batatas inteiras que acham que estão unidas por estarem dentro de um saco? – batatas cortadas que por estarem nessa condição já se acham num estágio bem avançado de união? – ou batatas que em forma de purê entendem que embora sejam muitas, encontram-se agora como uma só massa? Jesus nos quer como purês, por isso, está realizando uma obra profunda na igreja para que todos sejam um.
O amor não pode ser místico: Ah irmão! Eu sinto um amor tão grande por você!
O amor tem que ser pragmático: o que você está precisando meu querido irmão?
Amar é um mandamento. O amor é o oxigênio do Reino de Deus. O amor é vida!
PARA REFLETIR:
➢ Como podemos definir o amor vivido pela trindade?
➢ Como Deus está agrupando o Seu povo?
➢ Qual o entendimento que você tem de unidade?
➢ Como você classificaria seu grau de unidade tendo como referência a Trindade e a Igreja?
O Discípulo, Juan Carlos Ortiz