ESTUDO 6 – Louvor, a linguagem do reino

ESTUDO 6 – Louvor, a linguagem do reino
por

TEMA: A VIDA DE UM DISCÍPULO DE CRISTO

ESTUDO 6 – LOUVOR, A LINGUAGEM DO REINO
TEXTO BASE – SL 150:2
“Louvai-o pelos seus poderosos feitos”

INTRODUÇÃO:

Davi é uma sumidade no que diz respeito a louvor e adoração. Ele discorre mais que qualquer outro e com mais autoridade sobre como expressar o amor do Reino, que temos em nosso coração.

Sl 145: 2 “Todos os dias te bendirei e louvarei o teu nome para todo o sempre.”

Sl 146: 2 “Louvarei ao Senhor durante toda a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus, enquanto eu viver”

Sl 147:1 “Louvai ao senhor porque ele é bom e amável cantar louvores ao nosso Deus; fica-lhe bem o cântico de louvor”

LOUVOR COMO EXPRESSÃO DE AMOR

● Como discípulos de Cristo, temos o amor do Reino em nosso coração. Mas como expressar esse amor?! Davi nos ensina como expressar esse amor, no louvor e na adoração. Davi era um homem com acertos e erros, como nós, mas, a Bíblia nos diz que era um homem segundo o coração de Deus. Ele amava a Deus e expressava isso louvando-O de todo o seu coração. Era a forma de expressar o seu amor pelo Todo Poderoso e viver a expressão do amor do Reino.

O salmo 150 é como se fosse uma sinfonia:

Louvai-o ao som da trombeta.

Louvai-o com saltério e harpa.

Louvai-o com adufes e danças;

Louvai-o com instrumentos de corda e com flautas.

Louvai-o com címbalos sonoros;

Louvai-o com címbalos retumbantes.

Todo ser que respira louve ao Senhor.

Aleluia! (Vs 3-6)

O louvor (expressão do amor do Reino) é por causa dos feitos poderosos de Deus

CONCEITO DE LOUVOR

● Amém, Louvado seja Deus, Aleluias e Glórias a Deus, não são necessariamente expressões de louvor, podem ser simples frases que fazem parte de nossa liturgia e a repetimos sem o entendimento correto. Precisamos entender o conceito certo de louvor. Louvar é reconhecer as virtudes de alguém!

Sl 106:1,2,7-12 “Louvai ao SENHOR. Louvai ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre. Quem pode contar as obras poderosas do Senhor? Quem anunciará os seus louvores?” Nossos pais não entenderam as tuas maravilhas no Egito; não se lembraram da multidão das tuas misericórdias; antes o provocaram no mar, sim no Mar Vermelho. Não obstante, ele os salvou por amor do seu nome, para fazer conhecido o seu poder. Repreendeu, também, o Mar Vermelho, e este se secou, e os fez caminhar pelos abismos como pelo deserto. E os livrou da mão daquele que os odiava, e os remiu da mão do inimigo. E as águas cobriram os seus adversários; nem um só deles ficou. Então creram nas suas palavras, e cantaram os seus louvores.

● Louvemos a Deus por tudo o que Ele fez e faz! Nós O amamos e, então, O louvamos e O adoramos. Davi conhecia e vivia isso. Ele disse: “Louvai-o pelos seus poderosos feitos”. É mais do que dizer certas palavras e palavras, é mais do que cantar, é amar!

O QUE PODEMOS OFERECER A DEUS EM MATÉRIA DE LOUVOR?

● Precisamos saber porque louvamos e adoramos ao Senhor. Não podem ser apenas pronúncias de palavras, não pode ser uma fórmula! Precisamos ter em mente um feito poderoso de Deus enquanto O louvamos, senão, o nosso louvor é vazio.

● Se tirássemos os louvores de autores que cantamos em nosso dia a dia, os salmos de Davi, os hinos do cantor, ou harpa cristã, será que encontraríamos em nossa vida e experiências, fatos e bênçãos pelos quais poderíamos louvar a Deus? Tente fazer isso, talvez você encontre o Senhor em lugares onde nunca imaginou que estaria e então oferecerá ao Senhor mais do que palavras, mais do que cânticos, você poderá oferecer todo seu amor.

Assim como a língua portuguesa é a língua do Brasil, o espanhol a língua da Espanha, o inglês a língua dos americanos e ingleses, o louvor é toda uma linguagem, é a linguagem do Reino.

● Ofereçamos a Deus um coração grato, pois, se assim o fizermos, tudo será bom em nossa volta, porque tudo o que Deus fez é bom. O calor, o frio, a chuva, e todas as coisas por Ele criadas, são manifestação do seu grande poder e merece ser louvado.

I Tm 4:4 “Pois tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças,”

Sl 34:1 “O seu louvor estará sempre em meus lábios (louvar a Deus de dia e de noite).”

O louvor é uma expressão de reconhecimento das virtudes de Deus. O louvor exalta as virtudes de Deus. O Louvor é a linguagem do povo de Deus.

PARA REFLETIR:

➢ Qual tem sido a sua expressão diante de Deus, o louvor ou queixa?

“Louvar é reconhecer as virtudes de alguém”. A partir disso, o que muda em seu entendimento?

➢ “Louvor é a linguagem do Reino”. Como você tem expressado o amor do Reino? Sua linguagem é o amor?

➢ Se você tirar o “Aleluia, Glória a Deus, Amém e Louvado seja Deus”, você conseguiria enxergar fatos e bênçãos (Seus poderosos feitos) específicas para manifestar outras frases de louvor?

 

O Discípulo, Juan Carlos Ortiz

compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *