Skip to content

ESTUDO 7 – Olhos abertos para contemplar as grandezas do Senhor

TEMA: A VIDA DE UM DISCÍPULO DE CRISTO
ESTUDO 7 – OLHOS ABERTOS PARA CONTEMPLAR AS GRANDEZAS DO SENHOR.
TEXTO BASE – SL 8:3,4 – SL 98:7-9a
SL 19:1 “Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.”
INTRODUÇÃO:

Os poderosos feitos de Deus podem ser vistos por toda a parte. Nós é que temos dificuldade de vê-los.
Contemplemo-nos com olhos abertos e O louvemos com inteira adoração e gratidão.

ORANDO COM OS OLHOS CONTEMPLATIVOS

● Temos o costume de orar na igreja com os olhos fechados e por consequência, acabamos repetindo a prática em outros lugares. Que tal começarmos fazer um exercício de orarmos com os nossos olhos abertos em lugares onde podemos nos deixar levar pela contemplação, para então, poder ver a expressão dos grandes feitos do Senhor? Creio que Deus pode nos levar para uma nova plenitude de louvor e adoração.

● É verdade que precisamos contemplar o nosso interior e nos concentrarmos com pensamentos direcionados a isso, mas com os nossos olhos abertos, podemos estar mais em contato com o mundo que nos cerca e encontrarmos ao nosso redor, muitas coisas novas com as quais poderemos encher a nossa caixa de louvor.

Existe uma diferença entre conhecer o salmo do Pastor e conhecer o Pastor do salmo!

Você consegue contemplar as ovelhas nos pastos verdejantes e louvar ao Senhor com este salmo?

OS OLHOS ABERTOS NOS AJUDAM ESCREVER NOSSOS PRÓPRIOS SALMOS

● Os salmos não estão restritos apenas aos salmistas da Bíblia, eles são uma resposta espontânea de um homem e uma mulher espiritual a vista de uma circunstância. Sejam em circunstâncias ruins ou boas, nossa reação deve ser transformada em salmos de louvor ao Senhor! Experimente, crie seus próprios salmos!

● Na carta aos Efésios, Paulo nos incentiva a falarmos entre nós com salmos e não necessariamente os salmos de Davi, mas, salmos originados pelo Espírito Santo, decorrentes de uma contemplação vivencial e realista, entendendo que há propósito e motivo de louvor por todos os feitos do Senhor em nossa vida, sejam eles quais forem.

● Tomemos como exemplo uma conversa de duas personagens da Bíblia: Maria e Isabel – Quando Isabel encontra com Maria, salmodia com júbilo: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre” (Lc 1:42). E Maria replica com outro salmo de louvor: “A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador…” (Lc 1:46-55)

Ef 5:18,19 “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;

CANTE UM SALMO NOVO AO SENHOR

● Mesmo que seja só uns balbucios, Deus vai gostar de ouvir-nos. Comece a cantar, tome o que está em seu coração, seja isso, choro ou alegria, e expresse-os com palavras novas, com cânticos novos. Fale ao Senhor sobre o que lhe sucedeu hoje, sobre alguma coisa que viu ao seu redor, uma circunstância que demonstrou Seu poder e glória.

● Promova alegria no coração do Senhor, faça-O sorrir com um novo salmo de louvor. Que tal começar o dia com expressões de louvor? Pare e contemple os grandes feitos do Senhor.

Esse foi o meu salmo hoje pela manhã (14/06/19). Contemplando pela janela e podendo dizer:

“Como é bom Senhor, logo de manhã, receber o teu sorriso no meio de tanto verde, tantos bichinhos e passarinhos que tu criaste!

Receber a brisa da manhã e sentir o teu toque com vento e com a leve chuva que cai.

Como é bom Senhor, poder dizer bom dia a minha esposa e minha filha, preparar o lanchinho delas e ter como retorno o sorriso de seus lábios como se fossem os do Senhor.

Como é bom Senhor, pode sair, orar, louvar, agradecer e pedir em família que a tua glória seja manifesta nesse dia em nossas vidas.

Manifestamos toda a nossa gratidão ao Deus que cuida de nós.

PARA REFLETIR:

➢ Que tal o desafio de orar com os olhos abertos para contemplar ao redor a glória do Senhor?

➢ Ao exemplo de Isabel e Maria, no Espírito, diga um salmo de louvor a alguém próximo a você!

➢ Pare um pouco agora, olhe ao redor, contemple e escreva o seu salmo de louvor. Vamos tentar?

SALMOS PARA MEDITAÇÃO:

Salmo 3 “Senhor, como se têm multiplicado os meus adversários! São muitos os que se levantam contra mim. Muitos dizem da minha alma: Não há salvação para ele em Deus. Porém tu, Senhor, és um escudo para mim, a minha glória, e o que exalta a minha cabeça. Com a minha voz clamei ao Senhor, e ouviu-me desde o seu santo monte, Eu me deitei e dormi; cordei, porque o Senhor me sustentou. Não temerei dez milhares de pessoas que se puseram contra mim e me cercam. Levanta-te, Senhor; salva-me, Deus meu; pois feriste a todos os meus inimigos nos queixos; quebraste os dentes aos ímpios. A salvação vem do Senhor; sobre o teu povo seja a tua bênção.

Salmo 8 “Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus! Tu ordenaste força da boca das crianças e dos que mamam, por causa dos teus inimigos, para fazer calar ao inimigo e ao vingador. Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste. Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés: Todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo, As aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares. Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra!

Salmo 19 “Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. Não há linguagem em fala onde não se ouça a sua voz. A sua linha se estende por toda a terra, e as suas palavras até ao fim do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol. O qual é como um noivo que sai do seu tálamo, e se alegra como um herói, a correr o seu caminho. A sua saída é desde uma extremidade dos céus, e o seu curso até à outra extremidade, e nada se esconde ao seu calor. alei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices…”

Outros: Sl 15 – Sl 24 – Sl 29 – Sl 30 – Sl 34 – Sl 44 – Sl 46 – Sl 47 – Sl 65 – Sl 127 – Sl 131 – Sl 139

O Discípulo, Juan Carlos Ortiz

Categorias